Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos preocupados com deterioração da situação no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) – Os Estados Unidos estão preocupados com a deterioração da situação no norte do Mali, declarou o sub-secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Políticos, Thomas Shannon, durante uma conferência de imprensa em Bamako.

Shannon indicou que as suas discussões com o chefe de Estado maliano, Ibrahim Boubacar Keita, permitirão abordar todos os aspetos do desenvolvimento do país bem, como os acordos sobre segurança entre os dois países que, segundo ele, ajudarão o Mali na aplicação do acordo de paz e reconciliação nacional.

Ele declarou-se confiante na capacidade do Mali de restabelecer e livrar-se desta crise.


O sub-secretário de Estado norte-americano disse que o Mali beneficiará do acompanhamento do seu país durante a renovação da Missão Multimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) em que os Estados Unidos vão trabalhar para que a força onusina disponha dum mandato mais robusto para combater o terrorismo.

Confirmado no seu posto a 12 de fevereiro último, Thomas Shannon escolheu o Mali para a sua primeira visita, que ele justificou pelo envolvimento dos Estados Unidos na segurança e no desenvolvimento daquele país da África Ocidental.

O diplomata norte-americano já manteve encontro com a sociedade civil maliana e a MINUSMA em torno do processo de paz em curso no Mali.

-0- PANA GT/JSG/FK/TON 26fev2016