Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos preocupados com alegações de execuções sumárias no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - A Embaixada dos Estados Unidos no Burkina Faso manifestou quarta-feira a sua preocupação com as alegações de execuções sumárias cometidas pelo Exército burkinabe no quadro da luta contra o terrorismo.

"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com o número contínuo e crescente de alegações de abusos e de execuções extrajudiciais perpetradas pelas forças de segurança burkinabes, incluindo as documentadas pela organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch no seu relatório de 8 de julho último que pormenoriza 180 supostas execuções extrajudiciais cometidas pelas forças de segurança, em Djibo, e arredores”, lê-se num comunicado da Embaixada.

Os Estados Unidos saúdam o compromisso assumido, a 30 de junho último, pelo Presidente burkinabe, Christian Marc Kaboré,  e pelos seus homólogos do G5 Sahel de investigar sobre as alegações de violações dos direitos humanos e pedir contas aos culpados.

"Pedimos com insistência ao Governo para lançar imediatamente um inquérito independente, oportuno e dotado de recursos suficientes sobre estas novas alegações, e, se as acusações forem provadas, para garantir uma responsabilização completa por qualquer constatação de violações dos direitos humanos", sublinha o comunicado.

O documento acrescenta que organizações extremistas violentas ameaçam e matam as forças de segurança governamentais e os cidadãos e as suas táticas e  métodos "são odiosos".

Face a estas ameaças, recomenda a nota, "é imperioso que os Governos respeitem as normas de conduta mais elevadas  e a responsabilidade do Estado de proteger o seus cidadãos".

"Se e quando não se fizer isso, deve-se resonsabilizar os autores pelos seus crimes. Ninguém está acima da lei. Estamos ao lado do povo do Burkina Faso nesta luta contra o extremismo violento. O respeito dos direitos humanos representa a base duma democracia que triunfará sobre os seus adversários", concluiu o comunicado.

-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 10julho2020