Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos pedem diálogo no Burundi após assassinato do general Nshimirimana

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos apelaram para a reabertura do do diálogo no Burundi para permitir a todas as partes trabalharem juntos para encontrar um consenso e uma opção pacífica, na sequência do assassinato, domingo, do general Nshimirimana, considerado como um fiel do Presidente Pierre Nkurunziza.

"Os Estados Unidos condenam o assassinato do general Adolphe Nshimirimana em Bujumbura, e convidam à calma e à contenção no rescaldo do ataque", escreve o Departamento de Estado num comunicado.

"Apelamos a todas as partes para renunciarem à violência e redobrarem de esforços para encetar um diálogo político transparente, inclusivo e abrangente", refere o comunicado.

De acordo com a nota, a busca de solução deve abordar os problemas fundamentais dos quais o respeito pelos direitos humanos, a liberdade de imprensa e outras liberdades fundamentais, e o respeito pelo Acordo de Arusha e suas disposições relativas à partilha do poder.

O general Nshimirimana foi morto num ataque com foguete contra o seu carro em Bujumbura, a capital burundesa.

O ataque ocorreu uma semana após a reeleição do Presidente Nkurunziza para um terceiro mandato à frente dos destinos do país, uma eleição contestada pela oposição e pela comunidade internacional.

-0- PANA SEG/NFB/DIM/IZ 03agosto2015