Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos pagam $ 2,5 milhões para comprar terreno para sua nova embaixada na Praia

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo dos Estados Unidos pagará à Câmara Municipal da Praia, em Cabo Verde, 2,5 milhões de dólares, montante fixada pela edilidade para a venda de um lote de terreno no centro da cidade capital cabo-verdiana, onde será construída uma  nova embaixada norte-americana, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte segura.

Os termos da venda constam de uma deliberação da Assembleia Municipal da capital cabo-verdiana, publicada a 27 de abril corrente, aprovando as várias adendas ao negócio, acordado em 2019 e após o Departamento de Estado americano ter acionado o direito de preferência.

A transação envolve um lote de terreno que passa dos anteriores 22 mil 506 metros quadrados (m2) para 23 mil 119,34 metros quadrados.

Conforme consta da deliberação municipal que aprovou por unanimidade o novo contrato com os Estados Unidos, com estas alterações, o negócio de venda do terreno, na Várzea da Companhia, em pleno centro da cidade da Praia, passa dos dois milhões e 450 mil dólares previstos anteriormente para dois milhões 516 mil 768 dólares.

De acordo com autoridades cabo-verdianas, o projeto para a construção da nova embaixada dos Estados Unidos está orçado em cerca de 200 milhões de dólares e envolveu também a aquisição ao Estado de Cabo Verde, por quase cinco milhões de euros, da Escola Secundária Cónego Jacinto, e deste terreno da Câmara da Praia, que é contíguo.

Este estabelecimento de ensino, que entrou em funcionamento no ano letivo de 1992-1993, situada na zona baixa da cidade da Praia, alberga mil 800 alunos, 110 professores e 20 funcionários, devendo, segundo dados de 2019, ser deslocado para um outro local da cidade da Praia.

Na mesma altura da realização do negocio, o Governo havia garantido que a obra da construção da nova embaixada americana só avançaria após a transição dos alunos Escola Secundária Cónego Jacinto para a nova escola.

Fonte do Executivo cabo-verdiano  assegura que foram equacionados vários locais e analisadas questões como a segurança, tendo em conta que a futura embaixada vai ficar perto do Palácio do Governo.

Com a venda da propriedade do Estado, que ocupa uma área de quase 13 mil metros quadrados, o Governo vai também receber 5,8 milhões de dólares.

O negócio prevê que o edifício regresse à posse do Estado de Cabo Verde em caso de incumprimento ou desvio em relação ao fim que justificou a venda.

-0- PANA CS/DD 28abril2021