Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos otimistas quanto à pacificação da Somália

Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos dizem ter a esperança de que os esforços conjuntos da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) e do Exército Nacional Somalí contra o grupo terrorista Al-Shabaab possam ajudar a restabelecer a paz e a segurança neste país do Corno de Áfricano.

Num comunicado divulgado quarta-feira, o Departamento de Estado norte-americano declarou que os esforços conjuntos envidados pelos dois Exércitos já permitiram recuperar várias cidades de Al-Shabaab na Somália Ocidental.

"Estes esforços permitirão expandir a segurança e a estabilidade para todos os Somalís e acelerar o regresso das instituições e dos serviços governamentais. Continuaremos a ajudar a Somália a satisfazer as suas necessidades humanitárias a medida que a ofensiva prosseguir", lê-se na nota

Reiterou o apoio dos Estados Unidos à AMISOM e aos esforços do povo somalí para vencerem Al-Shabaab e trazer de volta mais paz ao país.

"Continuamos a apoiar a AMISOM e os serviços somalís de segurança fornecendo-lhes equipamentos, meios logísticos e um apoio à formação.

Os Estados Unidos disponibilizaram mais de 512 milhões de dólares americanos, desde 2007, para apoiar a AMISOM e mais de 171 milhões de dólares americanos para construir um Exército Nacional somalí mais eficaz e profissional", indica o comunicado.

-0- PANA SEG/AKA/BEH/IBA/FK/DD 14março2014