Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos lamentam fracasso de governo no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (NAPA) - Os Estados Unidos manifestaram a sua deceção perante a incapacidade dos líderes sul-sudaneses de formar um governo de unidade nacional até à noite de 12 de novembro, como estipulado num acordo alcançado em Cartum, no início deste ano.

"Os Estados Unidos estão profundamente decepcionados com o fracasso do Presidente Salva Kiir e de Riek Machar em chegar a um acordo sobre a formação de um governo de unidade nacional de transição revitalizado até ao dia 12 de novembro", refere um comunicado do Departamento de Estado americano chegado à PANA.

A "incapacidade" dos líderes sul-sudaneses de alcançar esta demonstração fundamental de vontade política a favor  da população do Sul do Sudão "põe em causa" a sua capacidade de continuar a liderar o processo de paz do país.

À luz desta evolução, os Estados Unidos irão reavaliar a sua relação com o Governo do Sul do Sudão, advertiu o Departamento de Estado, prometendo trabalhar bilateralmente e com a comunidade internacional para tomar medidas contra todos aqueles que estão a obstruir o processo de paz no Sudão do Sul.

A declaração acrescenta que os Estados Unidos procuram trabalhar, em parceria com a região, para estabelecer um novo paradigma, instaurando assim a paz e a transição política bem-sucedida no Sudão do Sul e que continuarão a apoiar o povo neste momento difícil.

Uma reunião tripartida entre líderes sudaneses, ugandeses e quenianos, na semana passada, não  convenceu os sulistas a formar o governo.

Eles anunciaram um prazo adicional de 100 dias, a partir de 12 de novembro corrente, para permitir que os líderes conversem e encontrem uma solução.

-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/DIM/IZ 14nov2019