Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos insistem na necessidade de solução para crise líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - Os Estados Unidos insistem na necessidade de se encontrar uma solução para a crise na Líbia, declarou no fim de semana em Túnis o secretário de Estado adjunto americano, John J. Sullivan.

Durante um encontro com o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, no âmbito da sua visita oficial à Tunísia, Sullivan sublinhou a importância de se reforçar o diálogo com vista a uma transição pacífica na Líbia.

Para o efeito, o diplomata americano expressou o seu desejo de se encontrar com o primeiro-ministro da Líbia, Fayez Al-Sarraj, em Túnis.

Os Estados Unidos comprometeram-se a trabalhar com todos os Líbios e parceiros internacionais para resolverem o conflito político na Líbia.

Na ocasião, Sullivan afirmou que ainda não foi tomada a decisão de reabrir a embaixada dos Estados Unidos em Trípoli.

Os Estados Unidos fecharam a sua embaixada em Trípoli em 2011 durante a insurreição popular que eclodiu em fevereiro do mesmo ano e que culminou na queda do então regime de Muamar Kadafi.

Todavia, o país manteve aberto o seu consulado, como sede temporária de sua embaixada, em Benghazi, no leste da Líbia, o epicentro da revolução em apreço.

Porém, o consulado americano foi atacado em setembro de 2012 tendo o seu embaixador e três dos seus compatriotas sido mortos no incêndio do edifício resultante deste ato.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 20nov2017