Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos felicitam Malawi e Comores pelo aniversário da independência

Washington, Estados Unidos (PANA)  - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou os povos e Governos do Malawi e das ilhas Comores por ocasião  das suas respetivas festas de independência celebradas nesta terça-feira.

Numa mensagem enviada ao Malawi em nome do Governo dos Estados Unidos, Blinken  escreveu que os seus dois países se orgulham de ter desenvolvido uma parceria baseada em valores partilhados e expressa através de várias décadas de uma colaboração estreita.

"Hoje, mais do que nunca, o Malawi estabelece-se como um exemplo de estabilidade e êxito”, disse.

Blinken lembrou que os "capacetes azuis" malawís arriscaram as suas vidas para ajudarem a estabelecer a estabilidade e segurança nos conflitos em África.

"O mundo está a ver o Malawi como uma sociedade digna de confiança, que investiu e tirou proveito da independência das suas instituições”, acrescentou.

O secretário de Estado norte-americano lembrou que o Malawi deverá brevemente assumir a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC),  e que a região está certa de beneficiar do seu compromisso a favor dos seus ideais democráticos.

"Hoje, nós celebramos a emancipação do Malawi e as suas promessas do futuro", acrescentou Blinken.

O Malawi obteve a 6 de julho de 1964  a sua independência da Grã-Bretanha, indica-se.

Na sua mensagem às ilhas Comores, Blinken disse que os Estados Unidos apreciam a sua relação com este arquipélago, que dura, há mais de 40 anos.

A mesma relação, prosseguiu, fez progredir numerosas prioridades partilhadas, tais como o reforço da educação e da segurança marítima, e a da luta contra a mudança climática”.

Disse que os Estados Unidos se regozijam com o facto de colaborar ainda durante muito tempo com as ilhas Comores, com vista a promoverem a segurança no Oceano Índico.

"Por ocasião da celebração da independência das ilhas Comores, nós endereçamos-lhes os nossos melhores votos para um novo ano próspero", disse Blinken.

As ilhas Comores celebram hoje, terça-feira, a sua independência adquirida de França a 6 de julho de 1975.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 06julho2021