Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos exortam Sudão do Sul e rebeldes a pôr termo à ofensiva militar

Washington, Estados Unidos (PANA) - O Secretário de Estado americano, John Kerry, exortou o Governo do Sudão do Sul a pôr termo à ofensiva militar e a aderir aos acordos de cessar-fogo num contexto de conflito que perdura no mais jovem Estado do mundo.

Kerry, que formulou este pedido sábado durante uma conversa telefónica com o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, exortou igualmente as forças antigovernamentais e a fazer o mesmo, indicou o Departamento de Estado americano.

Ele exprimiu a sua profunda preocupação pelo conflito, que iniciou em finais do ano passado com a implosão no seio do partido no poder que opôs o vice-presidente aos apoiantes do Presidente da República.

O chefe da diplomacia americana saudou a decisão do Governo do Sudão du Sul de libertar quatro altos responsáveis políticos detidos desde dezembro.

Kerry e o Presidente Kiir exprimiram o seu apoio aos esforços de paz iniciados pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

O Secretário de Estado americano sublinhou o papel importante desempenhado pela Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), denunciou os recentes ataques contra as bases e o pessoal da UNMISS e encorajou o Presidente Kiir a garantir acesso livre e sem obstáculos à missão de inquérito da União Africana e o mecanismo de controlo e de supervisão da IGAD.

-0- PANA SEG/ASA/BEH/MAR/TON 27abril2014