Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Turquia analisam retomada de diálogo político na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA)  - O embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Richard Norland, avistou-se quarta-feira, em Ankara, com altos responsáveis turcos para analisar “a necessidade urgente de apoiar as vozes líbias que procuram pôr termo ao conflito e retomar o diálogo político facilitado pelas Nações Unidas, respeitando a soberania e a integridade territorial da Líbia”.

Um comunicado publicado esta quinta-feira pela Embaixada norte-americana precisa que a visita de Norland à Turquia se seguiu a conversas telefónicas entre o Presidente Donald Trump e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

O enconro incidiu sobre  “as etapas necessárias para chegar a uma solução desmilitarizada no centro da Líbia, culminando numa retirada completa e mútua das forças estrangeiras e mercenárias, e permitindo à Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) retomar o seu trabalho vital, promover a transparência e as reformas económicas”, diz a nota.

O diplomata norte-americano na Líbia seguiu depois  para o Cairo, no Egito, para dar seguimento às recentes discussões sobre a Líbia mantidas entre o Presidente Donald Trump e o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sissi.

A questão foi igualmente discutida entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o chefe da diplomacia egípcia, Sameh Choukri.

A deslocação ao Cairo visou consultar altos responsáveis egípcios sobre “as medidas a tomar para chegar a um cessar fogo permanente e realizar uma retirada completa das forças estrangeiras e mercenárias (da Líbia), e apoiar o diálogo político facilitado pelas Nações Unidas”.

De acordo com a Embaixada americana, na Líbia, Norland saudou, com os seus parceiros egípcios, o impulso resultante da Declaração do Cairo de 6 de junho e sublinhou o apoio dos Estados Unidos "a  todos os dirigentes e responsáveis líbios que buscam uma solução pacífica para o conflito para devolver à Líbia a sua soberania e favorecer as reformas, impedindo uma nova escalada externa”.

O diplomata norte-americano também se reuniu,  no Cairo, com o presidente do Parlamento líbio instalado em Tobrouk (leste), Aguila Saleh, para discutir sobre os esforços da Câmara dos Representantes (Parlamento) para promover uma “solução desmilitarizada em Sirtes e al-Jufra".

Um dos objetivos é permitir à NOC retomar o seu trabalho vital, para que as receitas petrolíferas e de gás sejam geridas de forma transparente, bem  como melhorar a  governação  de forma a realizar eleições fiáveis e pacíficas.

O embaixador norte-americano exprimiu o seu apoio às “aspirações de todos os elementos líbios responsáveis, para uma solução líbia que ponha  termo ao conflito e garanta um futuro estável e próspero ao povo líbio”.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 13agosto2020