Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Grã-Bretanha dispostos a ajudar Líbia a restabelecer estabilidade

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão prontos para ajudar a Líbia a restabelecer o mais cedo possível a sua estabilidade, noticiou a imprensa loca.

Segundo a imprensa, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o seu homólogo britânico, William Hague, reafirmaram esta disponibilidade ao primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, durante um encontro domingo em Londres.

« Nós discutimos com o primeiro-ministro líbio sobre as coisas que podemos realizar juntos, britânicos e norte-americanos, bem como com outros amigos a fim de ajudar a Líbia a restabelecer a sua estabilidade », disse Kerry, ladeado de Hague e de Zeidan diante da Embaixada dos Estados Unidos em Londres.

O secretário de Estado norte-americano notou que a Líbia registou distúrbios graves nestas últimas semanas e fazia face a desafios económicos e de segurança.

Por sua vez, William Hague garantiu « o compromisso firme do seu país de ajudar o Governo líbio e o seu povo” , sem outras precisões.

O primeiro-ministro líbio agradeceu aos dois países pelo seu compromisso e apoio contínuos para o povo líbio, lembrando que os Líbios fizeram muito recentemente para se livrar das milícias.

As autoridades líbias iniciaram a evacuação das milícias armadas da capital, Tripoli.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 25nov2013