Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos doam à Marinha togolesa navio rápido de guerra

Lomé, Togo (PANA) - Os Estados Unidos ofereceram sexta-feira em Lomé um navio rápido de tipo "Defender" à Marinha togolesa para "assistir as forças navais togolesas na sua missão de proteção e de dissuasão ao longo das suas costas", soube a PANA de fontes diplomáticas este sábado em Lomé.

Quarto do género oferecido ao Togo, este navio capaz de servir em várias missões, nomeadamente a busca e o salvamento e a segurança dos portos, vai permtir ao Togo lutar contra "criminosos de todo tipo que frequente as costas oeste-africanas", indicou o embaixador dos Estados Unidos no Togo, David Gilmour.

Segundo a Embaixada norte-americana, uma equipa de instrutores encontra-se em Lomé desde 10 de outubro corrente e forma marinheiros togoleses em matéria de manobras e manutenção das embarcações.

Há alguns anos, o Exército americano reforça a sua cooperação militar com o Togo através da formação, da assistência técnica e do reforço de capacidades dos soldados togoleses no quadro das missões onusinas de manutenção da paz.

Também reforça capacidades da marinha ajudando-a a lutar contra a pirataria marítima e a criminalidade nas costas nacionais, indica-se.

-0- PANA FAA/TBM/MAR/DD 13out2018