Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos disponibilizam $ seis milhões para refugiados do Iémen no Djibuti e na Somália

Nairobi, Quénia (PANA) - Os Estados Unidos desembolsaram seis milhões de dólares suplementares para uma ajuda humanitária vital aos fugitivos do conflito no Iémen e em busca de um refúgio no Djibuti e na Somália, indica um comunicado divulgado quarta-feira última em Nairobi. .

Nesta nota, a Embaixada americana no Quénia revela que este novo financiamento eleva o total da ajuda humanitária americana à região do Iémen, no quadro do exercício financeiro de 2015, a perto de 81 milhões de dólares americanos.

"Este financiamento é uma contribuição que se junta às do Djibuti e da Somália, em resposta a um apelo suplementar, para a situação no Iémen, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), lê-se no documento.

O fundo vai permitir ao ACNUR fornecer aos refugiados na Somália e no Djibuti abrigos, o acesso a uma água potável e a instalações sanitárias.

Vai igualmente ajudá-lo a dar aos necessitados um acesso a cuidados médicos, artigos domésticos básicos, uma assistência jurídica, e elaborar programas de proteção da infância e de prevenção das violências feitas às mulheres.

Os Estados Unidos agradeceram ao Djibuti e à Somália por terem deixado abertas as suas fronteiras para os que fogem da violência.

"Vamos continuar a trabalhar estreitamente com organizações humanitárias e os países da região para ajudarmos os que fogem do Iémen", acrescenta o comunicado da Embaixada americanos em Nairobi.

-0- PANA DJ/SEG/FJG/JS/MAR/DD 03set2015