Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos denunciam casos de violação dos direitos humanos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Departamento do Estado dos Estados Unidos da América considera que a situação em Cabo Verde está, no geral, boa, embora continuem a persistir situações de violação dos direitos humanos que precisam de ser corrigidas, de acordo um relatório mais recente da referida instituição a que a PANA teve acesso.

Entre as situações condenáveis, o relatório destaca a "violência policial contra prisioneiros e detidos, prisões preventivas prolongadas, e a violência e discriminação contra mulheres".

A situação prisional em Cabo Verde merece um reparo particular por parte do documento que menciona a existência de sobrelotação, com realce para a Cadeia de São Vicente, onde se regista um excesso de 111 reclusos contrariamente à sua lotação de 200 pessoas.

No final de 2010, revela o relatório, havia, em Cabo Verde, um total de mil 226 detidos nas sete prisões, dos quais mil e.153 homens e 73 mulheres.

A morosidade da justiça, o recurso excessivo à prisão preventiva, a persistência da violência contra as mulheres, a ocorrência de casos de trabalho infantil são, entre outros, os males apontados também e merecem ser melhorados no capítulo dos direitos humanos em Cabo Verde.

No entanto, o Departamento de Estado dos EUA reconhece, mais uma vez, que Cabo Verde é um país onde existe a liberdade de imprensa e de expressão, as religiões são respeitadas, as eleições são livres e imparciais e os direitos das minorias são respeitados.

-0- PANA CS/DD 03jul2012