Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos defendem eleições pacíficas na Côte d'Ivoire

Washington, Estados Unidos (PANA) – Na véspera das eleições legislativas de domingo na Côte d’Ivoire, os Estados Unidos pediram a todos os Ivoirienses para respeitar o processo democrático e deslocar-se às urnas na calma.

O Departamento de Estado divulgou este sábado um comunicado em que a Administração americana se compromete a ajudar a Côte d’Ivoire a reforçar a sua democracia, afirmando que o êxito das eleições constitui um passo importante para a evolução do país.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana (UA), o Centro Jimmy Carter (do nome do ex-Presidente norte americano) e a Embaixada dos Estados Unidos em Abidjan têm observadores na Côte d’Ivoire para supervisionar o escrutínio a convite do Governo ivoiriense.

Os Estados Unidos apelam para a calma durante todo o processo eleitoral e exortam todos os setores da sociedade a abster-se de qualquer ato de violência ou intimidação suscetível de perturbar o processo democrático.

« Saudamos o papel da Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI) pelo seu apoio logístico e de segurança concedido a este país durante estas eleições. Esperamos trabalhar com o Governo e o povo da Côte d’Ivoire para a paz e o progresso duradouros de todos os Ivoirienses », acrescenta o comunicado.

Trata-se das primeiras eleições organizadas neste país da África Ocidental desde o fim da crise provocada pelo escrutínio presidencial do ano passado.

O país foi mergulhado em distúrbios que fizeram pelo menos três mil mortos, depois do então Presidente cessante, Laurent Gbagbo, se recusar a aceitar os resultados da segunda volta ganha pelo seu adversário, Alassane Ouattara.

A crise terminou apenas após a detenção de Gbagbo, pelas forças de Ouattara, apoiadas por França, em abril último.

Gbagbo foi transferido para Haia (Países Baixos) onde ele está a ser julgado por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional (TPI), o que levou os seus apoiantes a boicotar as eleições legislativas.

-0- PANA SEG/MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 10dez2011