Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos confirmam retirada do Sudão da lista negra

Cartum, Sudão (PANA) – Brian Shukan, novo encarregado de negócios americano no Sudão, confirmou que os Estados Unidos lançaram um processo visando retirar o Sudão da lista dos países que Washington considera como patrocinadores do terrorismo internacional mas que o processo vai levar algum tempo.

Shukan falava quarta-feira durante um encontro com o presidente do Conselho Soberano sudanês, general Abdul Fattah Al Burhan.

Os dois estadistas discutiram a cooperação entre os dois países e sublinharam que o Sudão deve ser retirado desta "lista infame" dos Estados Unidos.

O responsável sudanês declarou que os Americanos devem tomar em conta os novos desenvolvimentos, no Sudão, e as medidas tomadas para fazer mudanças que respondam as exigências da revolução que destituiu Omar Bashir, em abril de 2019.

Maha Ayoub, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Sudão para a América do Norte, declarou que o diplomata americano revelou que o processo para retirar o Sudão da lista já foi lançado.

O encarregado de négocios americano prometeu, num tweet postado na sua conta na Embaixada dos Estados Unidos, em Cartum, que vai trabalhar para o reforço das relações bilaterais e para o diálogo com o povo sudanês que fez grandes mudanças no país com manifestações pacíficas.

"É uma honra trabalhar no Sudão neste período histórico. Tenho a missão de reforçar as relações bilaterais e estabelecer o diálogo com o povo sudanês que levou a cabo grandes mudanças no país por via de manifestações pacíficas”, declarou o diplomata americano.

-0- PANA MO/VAO/ASA/BEH/SOC/MAR/IZ 31out2019