Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos concedem $ 5 milhões ao Sudão do Sul para encorajar justiça

Washington, DC, US (PANA) - Os Estados Unidos vão conceder cinco milhões de dólares americanos ao Sudão do Sul para promover a justiça e a obrigação de prestar contas neste país do Corno de África, anunciou o secretário de Estado americano, John Kerry.

O Departamento de Estado indica num comunicado divulgado em Washington que os
Sul-sudaneses esperaram durante muito tempo que os responsáveis dos crimes cometidos no país durante o conflito atual prestem contas para romper o ciclo de violência e da vingança e construir uma paz longa e duradoura.

Assim, os fundos a serem concedidos após a aprovação do Congresso (Parlamento americano) vão ajudar a criar um mecanismo de justiça eficaz, como um tribunal misto para julgar os autores de violência no Sudão do Sul.

Estes fundos vão igualmente reforçar a capacidade da sociedade civil sul-sudanesa de obter dados sobre as violações dos direitos humanos, um trabalho essencial para compreender os eventos no terreno e que pode servir de ponto de partida para os esforços a favor da justiça e da reconciliação.

O comunicado revela que estes fundos acrescem ao apoio que os Estados Unidos aportam atualmente aos esforços de reconciliação bem como à soma de mais de um bilião de dólares americanos que Washington concedeu para reduzir os sofrimentos humanitários no país desde o início da crise em dezembro de 2013.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 06maio2015