Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos concede $ 40 milhões à MISCA

Washington, Estados Unidos (PANA) – O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou o desembolso de 40 milhões de dólares americanos para a Missão Internacional de Apoio à República Centro Africana (MISCA) com vista a ajudar a proteger os civis e garantir a segurança em todo país.

Esta ajuda abrangerá o fornecimento de equipamentos, formações ou apoio logístico.

"De imediato, acreditamos que a MISCA é o melhor mecanismo para ajudar rapidamente a dar resposta à violência em curso na República Centro Africana (RCA) e impedir outras atrocidades. A MISCA pretende igualmente criar um ambiente que favoreça a distribuição da ajuda humanitária e uma eventual transição política até a criação de um Governo democraticamente eleito", afirmou John Kerry quarta-feira.

Depois da destituição, em março de 2013, do Governo do Presidente François Bozizé pela coligação rebelde "Seleka", milícias organizam-se com base comunitária e realizam ações de represália contra os civis.

Os Estados Unidos dizem não ver "nenhum indício" que deixe pensar que o Governo transitório na RCA tem capacidade ou vontade política de pôr termo à violência, nomeadamente aos abusos cometidos pelos elementos da coligação rebelde "Seleka" que são afiliados ao Governo.

O Secretário de Estado norte-americano exortou a comunidade internacional a apoiar o desdobramento da MISCA para restabelecer a ordem e a segurança no país.

Cerca de 400 mil pessoas deslocadas internas e mais de 220 mil refugiados centroafricanos nos países vizinhos, dos quais 68 mil novos refugiados que fugiram nestes últimos meses, foram registados na República Centro Africana.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/TON 21nov2013