Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos cedem $ 52 milhões ao Mali para saúde, educação e segurança alimentar

Bamako, Mali (PANA) – O Mali e os Estados Unidos assinaram, segunda-feira, em Bamako, três acordos de financiamento no total de 26 biliões de francos CFA (cerca de 52 milhões de dólares americanos), destinados aos setores da saúde, da educação e da segurança alimentar, soube a PANA de fonte oficial.

A assinatura destes três acordos consagra a retomada oficial das relações de cooperação entre o Mali e os Estados Unidos interrompidas desde o golpe de Estado de março de 2012 que provocou uma crise política e de segurança no Mali, indica-se.

Este financiamento vai permitir reforçar os sistemas de saúde nomeadamente na luta contra a malária e o HIV/Sida, melhorar a saúde de mãe e da criança, aumentar o acesso à educação básica de qualidade através da formação dos docentes e a elaboração e implementação de novos currículos escolares.

Visa também melhorar a participação comunitária e o sistema de informação e de gestão da educação e contribuir para a promoção da segurança alimentar e a adaptação à mudança climática.

Os documentos foram assinados pelo ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Zahabi Sidi Ould Mohamed, e pela embaixadora dos Estados Unidos no Mali, Mary Beth Leonard, na presença do ministro maliano da Saúde, Ousmane Koné, e do seu colega da Pecuária, Pesca e Segurança Alimentar, Nango Dembélé.

-0- PANA GT/TBM/CJB/IZ 24fev2014