Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos apoiam processo eleitoral na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné-Conakry (PANA)  - O Governo norte-americano  reafirmou, segunda-feira, o seu compromisso com as instituições e o processo democráticos, na Guiné-Conakry, antes de  exortar os Guineenses a decidir o futuro do seu país, através de um processo consultivo, sublinha um comunicado, transmitido à PANA esta terça-feira, em Conakry.

O Governo norte-americano garante acreditar nas transições democráticas e regulares do poder, que culminam em mais responsabilidades , instituições mais fortes, e mais participações  cívicas no processo político  e menos corrupção.

« Encorajamos a Guiné-Conakry a envolver-se num processo eleitoral livre, equitativo, transparente e pacífico. O  Estado de Direito,  eleições livres e equitativas, a liberdade de expressão estão no centro duma democracia que funciona”, lê-se na nota do Governo dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos exortam todos os atores políticos a abster-se da violência,  promover a responsabilidade,  envolver-se no diálogo com vista a soluções pacíficas para as suas divergências.

A única via para avançar,  prossegue o comunicado, permanece o fim de qualquer violência, o diálogo entre todos os atores e o consenso sobre um acordo que resolve as divergências políticas fundamentais.

O  Governo norte-americano exorta as autoridades guineenses a finalizar os inquéritos sobre todos os casos de mortes ligadas às manifestações, de forma transparente e credível e  responsabilizar todos aqueles que se revelarem  estar implicados nestas atrocidades .

A responsabilidade é primordial, lembra o comunicado, para instaurar a reconciliação e pôr termo aos esquemas de violência.

A primeira volta das eleições presidenciais, de 18 de outubro próximo, registou por enquanto as candidaturas do riquíssimo empresário El Hadj Mamadou Sylla, líder da União Democrática da  Guiné (UDG),  bem como do professor universitário e antigo ministro, Ousmane Kaba, responsável do Partido dos Democratas para a Esperança (PADES).

Lembre-se que o chefe de Estado cessante, Alpha Condé, designado recentemente pela Convenção Nacional dos Partidos da Maioria Presidencial, disse ter tomado nota da escolha feita sobre a sua pessoa para defender as cores da Mobilização do Povo da Guiné (RPG Arco-Íris)  e dos seus aliados.

-0- PANA AC/TBM/FK/IZ  18agosto2020