Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos apoiam processo eleitoral na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O secretário de Estado adjunto norte- americano, Philip Crowley, reiterou o apoio do seu país à Guiné-Conakry na organização das "históricas" eleições presidenciais de 27 de Junho corrente.
Um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos transmitido terça-feira à PANA refere que os Estados Unidos ficaram "particularmente encorajados pela iniciativa inovadora relativa à utilização das mensagens SMS para uma maior transparência durante as eleições presidenciais".
Estão registados para este escrutínio 24 candidatos incluindo uma mulher, Saran Daraba Kaba, líder da Convenção Democrática Panafricana (CDP).
"A nossa Embaixada engajou-se fortemente através de programas de sensibilização para os partidos políticos, os líderes políticos, do Governo de transição e da sociedade civil com vista a reforçar a mensagem duma eleição pacífica, a necessidade da transparência e o respeito por todos da vontade dos eleitores", declarou Crowley citado no comunicado.
Ele lançou "um apelo urgente" a todos os partidos políticos conakry-guineenses para se unirem a fim de garantir um processo pacífico, justo e livre.
A Fundação Carter, do nome do ex-Presidente norte-americano Jimmy Carter, enviou, há alguns dias, 30 observadores para supervisionar os últimos preparativos e o desenrolar das eleições presidenciais na Guiné-Conakry.