Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos apoiam plano militar contra Boko Haram na Nigéria

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Os Estados Unidos anunciaram o projeto duma estratégia conjunta com o Exército nigeriano para combater o grupo terrorista Boko Haram, acusado duma série de atentados mortíferos que já fizeram mais de mil e 500 mortos desde o início do ano.

O secretário de Estado americano, John Kerry, em digressão pelas zonas africanas de conflito, declarou quinta-feira que combater o terrorismo e assegurar-se do crescimento e da prosperidade eram os principais objetivos desta visita a África.

"Ajudamos a elaborar uma estatégia para combater a Boko Haram", indicou Kerry em Addis Abeba, na Etiópia, primeira etapa da sua digressão africana de seis dias.

John Kerry, que deve participar no Fórum Económico Mundial (FEM) em África na capital nigeriana, Abuja, esta semana não deu outros pormenores, embora responsáveis tenham no passado insistido na necessidade duma abordagem holística eixada na redução das capacidades da Boko Haram de recrutar.

Este engajamento dos Estados Unidos foi assumido no mesmo dia em que supostos membros da seita fizeram explodir um veículo numa estação rodoviária da capital nigeriana, Abuja, fazendo pelo menos 19 mortos e mais de 60 feridos.

É a segunda vez em duas semanas que esta estação rodoviária é objeto dum atentado. O primeiro remonta a 14 de abril e fez 75 mortos e 200 feridos. A Boko Haram reivindicou este ataque.

No dia seguinte, a 15 de abril, mais de 200 alunos duma escola de raparigas foram sequestradas numa escola em Chibok, no nordeste, por supostos membros desta seita. A maioria delas ainda não foi encontrada.

Desde o lançamento da sua violenta campanha em 2009, a Boko Haram matou milhares de pessoas no norte da Nigéria com maioria muçulmana.

Os esforços para combater a seita, como a declaração do estado de emergência nos Estados mais afetados e o desdobramento de milhares de soldados na região não conseguiram impedir as suas ações.

-0- PANA AO/SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/TON 02maio2014