Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos acolhem reunião ministerial de Sahel sobre "investimento prioritário"

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma reunião dos ministros da Economia e Finanças dos países do G5 Sahel realizar-se-á a 19 de abril corrente em Washington (Estados Unidos) para validar um "programa de investimento prioritário" da organização sub-regional, anunciou em Nouakchott o secretário executivo da instituição, Mama Sambo Sidiki.

Este programa de investimento prioritário «vai beneficiar direta e muito rapidamente as populações mais vulneráveis, nomeadamente nas zonas fronteiriças, para que estas sintam os efeitos das ações da nossa organização », revelou o responsável no termo de uma audiência que lhe concedeu o chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz.

Há também projetos estruturantes que envolvem um caminho-de-ferro que deverá ligar cinco capitais dos países-membros do G5 Sahel, e uma companhia aérea regional Air Sahel, que vão permitir melhorar a ligação entre "os nossos países e atenuar as numerosas dificuldades que as nossas populações encontram nos domínios da mobilidade, anunciou Sidiki.

Destes projetos, acrescentou, constam igualmente os setores da energia, da resiliência e do desenvolvimento humano de forma geral.

O G5 Sahel agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

-0- PANA SAS/IS/SOC/FK/DD 10abril2018