Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos, Reino Unido e Noruega saúdam acordo entre Sudão e Sudão do Sul

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Noruega saudaram o pacto assinado pelos Governos do Sudão e do Sudão do Sul na semana passada para a aplicação dos nove acordos concluídos entre os dois países africanos em setembro último.

Num comunicado comum transmitido à PANA em Washington, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros, Espen Barth Eide, e o seu homólogo britânico, William Hague, instaram as partes a iniciar a aplicação de todos os aspetos destes acordos imediata e incondicionalmente, como estipula a Resolução 2046 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O acordo enumera de forma pormenorizada as disposições aprovadas pelos Governos do Sudão e do Sudão do Sul para a aplicação dos nove protocolos precedentes rubricados pelos Presidentes Salva Kiir e Omar el Béshir a 27 de setembro de 2012.

Ele fixa prazos claros para a retirada das forças da fronteira disputada e para o estabelecimento dum mecanismo comum de controlo da fronteira que opera no interior duma zona transfronteiriça desmilitarizada e engaja igualmente as duas partes a retomar a produção petrolífera e a abertura das fronteiras para o comércio, que vai dar um impulso vital às economias dos dois países.

O acordo foi assinado na presença do ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, que lidera o painel de alto nível da UA para a execução dos acordos de paz entre o Sudão e o Sudão do Sul.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/FK/TON 15março2013