Agência Panafricana de Notícias

Estado nigeriano de Lagos prepara-se para "repercussões" do furacão Sandy

Lagos, Nigéria (PANA) - O Governo estadual de Lagos, um dos Estados costeiros da Nigéria, prepara-se para enfrentar as "repercussões" do furacão Sandy que semeou a morte e a destruição nos Estados Unidos, segundo Adesegun Oniru, o comissário nigeriano para as Infraestruturas e Desenvolvimento da Frente do Mar.

Segundo a imprensa local, o Governo estadual baseou as suas projeções na "experiência dos dados e num estudo dos eventos passados " e começou a tomar medidas de precaução.

Esta advertência, disse, não visa criar o pânico em Lagos, "mas colocar-nos em estado de alerta para que, quando se constatar algo de inabitual nas nossas costas, não nos aproximemos da água mas que se chame a atenção do Governo".

"Este furacão abalou as Caraíbas e agora os Estados. Ainda não sofremos das repercussões de tais eventos em Lagos. Este vento desenvolveu-se em África, antes de se dirigir para o Ocidente, reforçando-se antes de se transformar em furacão. Esperamos recupercussões. Elas poderão afetar as nossas costas e as nossas margens ou mais, o que poderá não se produzir. Mas cada um deve ficar vigilante. Estejamos prudentes em redor das nossas costas e lagunas", disse.

Vários Estados costeiros na Nigéria foram teatro de inundações durante a estação das chuvas, e os meteorologistas preveniram que o pior ainda não passou.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 31out2012