Agência Panafricana de Notícias

Estado nigeriano de Gombe decreta recolher obrigatório devido à violência

Lagos, Nigéria (PANA) - O governo do Estado de Gombe, no norte da Nigéria, impôs um recolher obrigatório de 24 horas na capital estadual do mesmo nome, depois de presumíveis membros da seita islâmica Boko Haram atacarem uma Esquadra policial e outras instituições públicas nesta cidade, fazendo vários mortos.

A medida foi anunciada pelo secretário do governo, Abukakar Sule Bage, num comunicado emuitido na sequência dos ataques ocorridos sexta-feira à tarde.

O diário local "Leadership" indicou no fim de semana que pelo menos cinco pessoas teriam morrido nesses ataques, enquanto outras fontes admitiam um balanço mais pesado.

Várias explosões foram ouvidas perto da Esquadra policial de Gombe, no bairro Unguwar Dawaki, por volta das 19:30 horas locais e TMG de sexta-feira, ao que se seguiram disparos de armas de fogo durante quase uma hora.

Este ataque aconteceu menos de 24 horas depois de homens armados suspeitos de ser islâmicos invadirem uma mesquita em Sheka, no Estado de Kano (norte), matando cinco pessoas.

Segundo o Leadership, este ataque foi uma tentativa de acabar com o líder de um grupo de vigilância na região, Alhaji Sule Kwaran, suspeito de dar informações sobre a seita Boko Haram às forças de segurança.

Mas os atacantes, que se faziam transportar sobre uma motorizada, falharam no alvo e atingiram mortalmente cinco pessoas no local.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/IZ 27fev2012