Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência prorrogado para seis meses no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Parlamento maliano prorrogou para seis meses o estado de emergência devido à persistência das ameaças terroristas no Mali e na sub-região e de riscos de atentado contra a segurança das pessoas e de seus bens, soube a PANA de fonte parlamentar.

O Estado de emergência decorre até a 31 de outubro próximo, o que, segundo a fonte, permitirá não só consolidar a instalação das autoridades interinas no norte do país mas também realizar a elaboração de um plano de asseguramento integrado no centro do país.

O Parlamento recomendou igualmente o equipamento devido das forças de segurança, a promoção de uma intensa campanha de informação e sensibilização junto das populações e a operacionalidade da Comissão Consultiva de Controlo do Estado sde Emergência para gerir eventuais abusos suscetíveis de prolongar a duração máxima de condenação à residência vigiada.

O Estado de emergência foi decretado no Mal desde o ataque suicida de novembro de 2015 perpetrado por djihadistass (islamitas) num grande Hotel de Bamako, fazendo várias vítimas nacionais e internacionaI, de acordo com fonte segura.

O Estado de emergência foi prorrogado várias vezes devido à persistência do recrudescimento da insegurança da insegurança no país, em crise desde 2012.

-0- PANA GT/JSG/DD 3maio2017