Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência extensivo a três novas regiões do oeste do Níger

Niamey, Níger (PANA) - O estado de emergência em vigor desde 2016 no este do Níger foi prorrogado para três novas localidades no oeste do país, fronteiriças do Burkina Faso, de acordo com um decreto emitido em conselho de ministros sexta-feira última em Niamey.

Trata-se das localidades de Say, Torodi e Téra, que se juntam às de Diffa, no extremo leste do Níger, fronteiriço da Nigéria, e de Tillabery (oeste), palco, há algum tempo, de ataques organizados perpetrados por grupos terroristas, colocando em risco a ordem pública e a segurança de pessoas e de seus bens, precisa um comunicado oficial.

Segundo o Governo, essa medida justifica-se pela necessidade e pela urgência para autoridades públicas de enfrentarem essa situação de insegurança.

O Estado de emergência dá amplos poderes às autoridades administrativas e militares em matérias de polícia e de justiça, refere-se.

O Níger está confrontado com ações do djihadismo, que afetam as asuas fronteiras com o Mali e o Burkina Faso.

Também lá impera a seita islamita e terrorista da Nigéria, Boko Haram, ativa igualmente no leste do Lago Tchad.

Desde 2015, o Governo nigerino declarou o estado de emergência na região de Diffa (leste), renovando-o de três em três meses.

Esta medida está em vigor desde 2016 em certas partes das regiões de Tillaberi (oeste) e Tahoua (centro-norte).

-0- PANA SA/DIM/DD 1dez2018