Agência Panafricana de Notícias

Especialista independente da ONU em direitos humanos aguardada na RCA

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - A experta independente das Nações Unidas para a situação dos Direitos Humanos, a Ivoiriense Marie-Thérèse Keita Bocoum, efetua de 03 a 14 de fevereiro corrente uma missão à República Centroafricana (RCA), anunciou segunda-feira o Alto Comissariado Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Num comunicado transmitido à PANA, em Abidjan, o ACNUDH explica que esta quarta visita de Keita Bocoum vai concentrar-se no exame da evolução da situação dos direitos humanos na RCA e na implementação das suas recomendações.

Durante esta missão, a especialista independente tem agendadas visitas ao interior do país para avaliar a situação dos direitos humanos e da evolução do Estado de Direito e inteirar-se, nomeadamente, das condições de vida dos deslocados internos e pessoas vulneráveis.

Na sua agenda estão previstas reuniões com os membros do Governo de transição, com as autoridades judiciárias, com a sociedade civil e com os parceiros internacionais, incluindo representantes do sistema das Nações Unidas para identificar os desafios e medir os progressos realizados na implementação das suas anteriores recomendações.

Os resultados desta missão, incluindo as observações de Keita Bocoum, serão comunicados ao Conselho dos Direitos Humanos, por meio de um relatório oral na sua sessão de março de 2015.

Segundo Keita Bocoum, a situação na RCA parece ser uma encruzilhada dos caminhos, com iniciativas positivas, como o lançamento das consultas nacionais para preparar o fórum de Bangui sobre a reconciliação nacional.

No entanto, sublinhou, a situação de segurança continua precária e as ameaças e abusos persistem, afetando os direitos humanos fundamentais das populações civis e pessoas deslocadas que estão à espera de uma melhor proteção.

-0- PANA BAL/TBM/DIM/IZ 02fev2015