Agência Panafricana de Notícias

Espanha disponibiliza oito milhões e 200 euros para autonomização de mulheres em África

Lagos, Nigéria (PANA) – A autonomização das mulheres em África, preconizada pela Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), recebeu um apoio com a aprovação, pelo Fundo Espanhol, duma subvenção de oito milhões 200 mil euros, soube-se de fonte oficial em Lagos.

De acordo com um comunicado da Agência de Coordenação e Planificação da NEPAD, transmitido esta sexta-feira à PANA, a subvenção espanhola inscreve-se no quadro da celebração do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.

O apoio financeira visa a cobrir 31 projetos, dos quais a autonomização das mulheres, em vários países da África Subsariana, lê-se no texto.

«A NEPAD e o Governo do Reino da Espanha têm o objetivo comum de promover a igualdade dos sexos e a promoção das mulheres », declarou o diretor executivo da Agência da NEPAD, Ibrahim Assane Mayaki, ao comentar este financiamento.

Na sua reação, o diretor da Agência Espanhola para o Desenvolvimento Internacional (AECI), Juan Lopez-Doriga, saudou o Programa Género da NEPAD pelo seu trabalho meticuloso e diligente no quadro do processo de seleção.

-0- PANA SB/SEG/FJG/TBM/SOC/FK/DD 10março2012