Agência Panafricana de Notícias

Espanha condena assalto contra sede do Conselho de Estado líbio em Tripoli

Madrid, Espanha (PANA) – O Governo espanhol condenou o assalto lançado sexta-feira última contra a sede do Alto Conselho de Estado líbio, em Tripoli, e a tomada à força do poder pelos membros do Congresso Geral Nacional (Parlamento paralelo).

Num comunicado publicado domingo, o Ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros rejeitou a utilização da força e a sabotagem do Acordo Líbio assinado em Skhirat, em Marrocos, no fim de 2015.

A Espanha apelou a todas as partes políticas na Líbia para iniciar rapidamente um diálogo político, visando concluir a operação de formação dum Governo de Entendimento Nacional Integrado pelas componentes do povo líbio, e afirmou o seu apoio aos esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia que visa o reforço das instituições estatais líbias.

Reafirmou igualmente o seu compromisso pelo respeito da independência da Líbia, da sua soberania e da sua integridade territorial, exortando os Líbios a evitar os combates e a trabalhar para uma coabitação pacífica entre todas as componentes da sociedade líbia.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 17out2016