Agência Panafricana de Notícias

Escritor maliano Seydou Kouyaté oferce 30 mil livros a escolas do país

Bamako, Mali (PANA) – O escritor e líder político maliano Seydou Badian Kouyaté ofereceu 30 mil livros às escolas malianas, soube a PANA de fonte autorizada.

Estes livros constituirão os primeiros elementos duma grande biblioteca que levará o nome do intelectual e escritor maliano de renome mundial.

Além disso, ele anunciou a distribuição em partes iguais de 20 mil outras obras à Guiné, ao Togo, ao Benin e ao Congo, « a sua segunda pátria ».

O escritor viveu vários anos no Congo após a sua libertação duma detenção de sete anos sem julgamento, na sequência da destituição pelos militares, a 19 de novembro de 1968, do regime do Presidente Modibo Keïta do qual ele foi uma personalidade de primeiro plano.

Autor de várias obras literárias como « Sous l'Orage » (Sob a Tempestade) e « Les Intellectuels africains face à leurs peuples »( Os Intelectuais Africanos Face aos seus Povos), vencedor do Grande Prémio da Literatura da África Negra em 1964, Seydou Badian Kouyaté é igualmente o autor da letra do hino nacional do Mali.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 22julho2011