Agência Panafricana de Notícias

Escolas reabrem no Togo após mais de uma semana de suspensão

Lomé, Togo (PANA) – As aulas retomaram-se quinta-feira nas escolas públicas e privadas no Togo após uma suspensão de mais de uma semana decretada pelo Governo na sequência de vários movimentos de greve iniciados em outubro último, constatou a PANA no local.

Na quinta-feira, as escolas reabriram as suas portas e muitos alunos que tiveram férias forçadas retomaram os caminhos dos seus estabelecimentos de aprendizagem.

O Governo divulgou quarta-feira a noite um comunicado em que pedia a reabertura dos estabelecimentos escolares e ameaçou considerar como demissionários os professores que desrespeitarem a ordem de retomada das aulas.

A 4 de novembro último, o Governo decidiu encerrar, até nova ordem, as escolas públicas e privadas na sequência do boicote das aulas pelos docentes e da discórdia em torno de subsídios diversos reclamados pelos sindicatos da educação para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos professores.

O Governo, por este encerramento, exprimiu o seu desejo de evitar movimentos de greve dos alunos que apoiam os seus professores.

Entre março e abril último, alguns meses antes do fim do ano escolar, lembre-se, várias greves dos professores e manifestações dos alunos causaram a morte de dois alunos de seis a 12 anos de idade em Dapaong, no norte do país e vários edifícios públicos foram incendiados.

-0- PANA FAA/TBM/FK/IZ 14nov2013