Agência Panafricana de Notícias

Equipa médica marroquina no Congo para assistir vítimas de explosões

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma equipa médica marroquina de 74 pessoas e cinco aviões carregados de medicamentos chegaram esta terça-feira a Brazzaville, a capital do Congo, no quadro duma missão humanitária na sequência do incêndio dum paiol do Quartel Blindado de Mpila ocorrido domingo último, soube-se de fonte oficial no local.

A equipa é constituída por cardiologistas, cirurgiões, anestesistas, dermatologistas, euro-cirurgiões, psiquiatras, cirurgiões dentistas e outros técnicos de laboratório, de acordo com a fonte.

«Viemos ajudar os médicos congoleses confrontados desde domingo com um grande número de feridos », declarou o chefe da missão médica marroquina., coronel Bayr Abdelwahed,

« Nós viemos com cinco aviões carregados de medicamentos e material médico para fazer operações cirúrgicas e poderemos iniciar o trabalho a partir de amanhã quarta-feira logo que a instalação do nosso material seja concluída », acrescentou o coronel Abdelwahed.

Ele disse que a sua equipa permanecerá no Congo enquanto o Governo congolês precisar dos seus serviços.

Em 2008, durante o sismo ocorrido em Marrocos, o Governo congolês concedeu a este país uma ajuda financeira de três biliões de francos CFA (quase seis milhóes de dólares americanos).

-0- PANA MB/AAS/FK/DD 06março2012