Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de meningite faz 17 mortos no Gana

Accra- Gana (PANA) -- Uma epidemia de meningite fez 17 mortos e causou a hospitalização de 78 pessoas na província de Upper West, noticiou esta terça- feira o diário pró-governamental, Grafic.
A zona mais afectada é a capital do distrito de Accra, Jirapa, onde oito pessoas pereceram dos 52 casos assinalados, disseram os Serviços de Saúde do Gana (GHS) revelarando que a bactéria responsável pela epidemia actual é um novo vírus o W135 detectado no Gana pela primeira vez.
O director-geral do GHS, Elis Kavinah Sory, declarou que já que se trata duma nova bactéria, os seus serviços ainda não dispõem da vacina necessária para controlar a epidemia.
"No entanto, é possível procurar esta vacina pelo intermédio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e disposições foram tomadas neste sentido", garantiu Sory.
Ele declarou que, no início da infecção há cerca de seis semanas, alguns casos foram assinalados mas que nestas últimas duas semanas, o limiar epidémico foi ultrapassado.
As epidemias de meningite foram declaradas principalmente no norte do Gana, na sequência de longos meses quentes e secos.