Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de cólera faz 27 mortos em campo de refugiados burundeses na Tânzania

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Uma epidemia de cólera entre os refugiados burundeses na Tanzânia fez 27 mortos, anunciou esta quinta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Ao fazer a avaliação sobre a situação dos refugiados burundeses aos repórteres das Nações Unidas em Nova Iorque, o UNICEF indicou que a epidemia surgiu entre 50 mil Burundeses nas margens do Lago Tanganyika.

Ela notou que a instabilidade civil no Burundi obrigou mais de 110 mil pessoas a fugir para os países vizinhos, sobretudo a Tanzânia.

O UNICEF afirmou que a sobrelotação e as más condições de higiene provocaram a proliferação de casos de cólera e de diarreia aguda entre os refugiados, que são principalmente mulheres e crianças.

Ele acrescentou que a aldeia de Kagunga, na Tanzânia, acolheu mais refugiados, com quase 50 mil pessoas instaladas nos seus arredores, numa região afastada e de difícil acesso deste país da África Oriental.

A agência onusina advertiu que sem a abertura dum centro de tratamento da cólera em Kagunga muitas outras pessoas poderão morrer.

O UNICEF anunciou trabalhar para a melhoria do saneamento nas províncias afetadas distribuindo kits de purificação de água e recipientes às famílias, acrescentando que ela está no terreno com os parceiros para dispensar tratamentos de saúde básicos e prestar serviços de nutrição, abastecimento de água e saneamento, proteção das crianças e educação.

-0- PANA AA/AR/FJG/IS/FK/TON 21maio2015