Agência Panafricana de Notícias

Enviado especial da ONU condena massacres de civis na RD Congo

Nairobi, Quénia (PANA) – O enviado especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Região dos Grandes Lagos, Saïd Djinnit, exprimiu a sua profunda preocupação face ao aumento do número de incidentes e de massacres de mais de 100 civis em Beni, no leste da República Democrática do Congo nestas últimas semanas.

Num comunicado colocado à disposição da PANA esta segunda-feira, o enviado especial condenou com firmeza os massacres e apresenta as suas condolências às famílias das vítimas.

Garantiu que os autores destes massacres comparecerão em tribunal para responder pelos seus atos.

Neste sentido, Djinit encoraja o Governo congolês a continuar os seus esforços visando a detenção e o julgamento dos responsáveis por tais atos.

Apelou igualmente aos grupos armados ativos no leste da RDC para se dissolverem definitivamente e advertiu os que os apoiam de possíveis sanções, em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Exprimindo o seu apoio total à Missão da ONU no Congo), a MONUSCO , o enviado especial onusino exortou a Força, em cooperação com as forças armadas da RD Congo, a reforçar os seus esforços para fazer face a esta subida de violência contra os civis.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 24nov2014