Agência Panafricana de Notícias

Enviado da ONU anuncia regresso da Missão onusina à Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O enviado do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio na Líbia (UNSMIL), Ghassan Salamé, afirmou à sua chegada sábado para a sua primeira visita depois da sua nomeação, que a UNSMIL vai regressar progressivamente a Tripoli.

Durante uma conferência de imprensa sábado depois duma reunião com o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, em Tripoli, Salamé indicou que traz uma mensagem aos Líbios do Secretário-Geral das Nações Unidas que quer ver a Líbia em segurança, estável e independente e onde o cidadão viva na "prosperidade".

Ele reiterou que a Missão das Nações Unidas decidiu voltar progressivamente a Tripoli, para desempenhar o seu papel e trabalhar para a convergência de pontos de vista entre os diferentes protagonistas e preparar eleições autárquicas.

Por seu turno, Fayez al-Sarraj indicou que o regresso da missão da ONU é importante neste momento da história da Líbia já que ela vai não só pugnar por uma solução pacífica mas também supervisionar a situação de segurança e promover a estabilidade no país.

A Missão das Nações Unidas deixou a Líbia mais de uma vez, desde 2014, devido à degradação da situação de segurança na capital, Tripoli, e aos riscos a que estavam expostos os membros da missão onusina que receberam a ordem de partir para Tunísia donde efetuam o seu trabalho.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 06ago2017