Agência Panafricana de Notícias

Enfermeira sucumbe a vírus de Ébola na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma das enfermeiras nigerianas que tratou o Liberiano Patrick Sawyer, morto em julho último do vírus do Ébola num hospital de Lagos, morreu desta doença, anunciou quarta-feira o ministro nigeriano da Saúde.

Onyebuchi Chukwu afirmou esta quarta-feira à imprensa em Abuja que cinco pessoas que entraram em contacto direto com Patrick Sawyer foram igualmente testadas positivas ao vírus.

Ele não precisou, no entanto, se estas pessoas faziam parte das oito colocadas em quarentena depois de um contacto próximo com o paciente morto ou do grupo de 70 pessoas sob supervisão médica por manter contacto com Patrick Sawyer.

A identidade da enfermeira, primeira nigeriana vítima do Ébola, não foi revelada.

O médico que tratou Patrick Sawyer foi igualmente testado positivo ao vírus.

"A Nigéria registou atualmente sete casos confirmados do vírus do Ébola. O primeiro caso é o caso de referência importado da Libéria e cuja vítima morreu", disse o ministro da Saúde.

« Ontem, terça-feira 5 de agosto de 2014, o primeiro nigeriano a morrer de Ébola foi registado e era uma das nossas enfermeiras que assistiu o Liberiano. Os cinco outros casos estão a ser tratados num pavilhão especial em Lagos”, indicou.

A Nigéria juntou-se ao círculo dos países da África Ocidental - Guiné Conakry, Libéria e a Serra Leoa - afetados pela febre hemorrágica de Ébola, que matou até agora 887 pessoas.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 06agosto2014