Agência Panafricana de Notícias

Empresas mineiras no Mali investem no combate a doenças tropicais negligenciadas

Bamako, Mali (PANA) – O diretor-geral da empresa mineira sul-africana "Randgold", Mark Bristow, acaba de entregar ao Governo maliano, em nome das empresas mineiras que atuam no Mali, um cheque de 380 milhões de francos CFA destinados à luta contra as doenças tropicais negligenciadas, soube terça-feira a PANA junto do Ministério maliano das Minas.

Os fundos mobilizados serão colocados à disposição de duas Organizações não Governamentais (ONG), designadamente END-FUND e Helen Keller international (HKI), que os utilizarão para a compra e a distribuição de medicamentos às populações visadas.

Segundo o Ministério das Minas, estes fundos foram mobilizados para substituir a suspensão dos financiamentos dos parceiros, incluindo a USAID, instituição de financiamento norte-americana, que foi até ao golpe de Estado de 22 de março de 2012 o principal doador de fundos do Programa de luta contra as doenças tropicais negligenciadas.

O programa está suspenso desde então, mas entre as "Doenças Tropicais Negligenciadas", que causaram diversas vítimas no Mali, estão a tracoma, a oncocercose, a esquistosomiase ou a bilharziose.

Além de Randgold, as outras empresas mineiras que participaram na operação são a Avion Gold Corporation, a Anglogold Ashanti Zimited, a Iam Gold Corporation, a Resolute Mining Limited, a Africain Mining and Exploration PLC, Gold Field.

O Mali, terceiro produtor de ouro em África, depois da África do Sul e do Gana, acolhe no seu solo muitas empresas mineiras estrangeiras.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/IZ 07nov2012