Agência Panafricana de Notícias

Empresários cabo-verdianos em visita de prospeção de mercado na Guiné-Bissau

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma missão empresarial multissetorial cabo-verdiana liderada pela ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, desloca-se à Guiné-Bissau no início de março próximo para prospeção de mercado com vista ao estabelecimento de negócios, soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.

Os presidentes das duas mais importantes Câmaras de Comércio de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima (Sotavento) e Belarmino Lucas (Barlavento), afirmaram que a missão, de 04 a 08 de março próximo, tem como objetivo identificar prováveis domínios de cooperação empresarial bilateral, nomeadamente nas áreas da construção civil, formação profissional, novas tecnologias, gestão de portos, transportes, agricultura e agronegócio, entre outros.

A missão, organizada pelas duas Câmaras de Comércio com o apoio do Governo do arquipélago, orienta-se também numa perspetiva de exploração de oportunidades de internacionalização (exportação, 'joint ventures' e investimentos diretos).

Neste sentido, a missão vai privilegiar a realização de encontros empresariais entre empresários dos dois países, assim como visitas às localidades de interesse e de potencialidade económica da Guiné-Bissau.

A deslocação deste grupo de empresários e do membro do Governo cabo-verdiano que tutela o setor da economia é a primeira iniciativa concreta para o reforço da cooperação empresarial entre os dois países africanos lusófonos, na sequência da visita a Cabo Verde do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, em fins de janeiro passado, e de encontros de trabalho realizados com as duas Câmaras de Comércio cabo-verdianas.

A visita marcou a retomada formal das relações de cooperação entre os dois países que estiveram suspensas desde o golpe de estado de 12 de abril de 2012 protagonizado pelo general António Indjai contra o Governo do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou a nomeação de um embaixador para a Guiné-Bissau, bem como a retomada das ligações aéreas entre as capitais dos dois países.

-0- PANA CS/TON 23fevereiro2015