Agência Panafricana de Notícias

Empresa zimbabweana de diamantes investe $ 300 milhões para aumentar produção

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Uma das maiores empresas de diamantes do Zimbabwe, Mirowa Mine, anunciou terça-feira tencionar investir 300 milhões de dólares americanos para aumentar a sua produção.
O diretor-geral das Minas indicou que a produção anual de diamante, que é atualmente de 300 mil quilates, será multiplicada por sete logo após este investimento.
A mina onde será investido este fundo, situa-se no centro do Zimbabwe e é a segunda maior de diamantes do Zimbabwe, controlada maioritariamente pelo gigante internacional Rio Tinto.
"Este projeto é muito importante.
Os benefícios tirados pelo Zimbabwe deste projeto são muito significativos pois as indústrias locais vão igualmente beneficiar disto.
Tem um efeito multiplicador pois os fornecedores locais vão aproveitar isto e vamos aumentar a nossa assistência comunitária.
O Governo vai beneficiar das taxas", regozijou-se Kristensen.
Ele anunciou igualmente que Murowa Mine está a discutir com o Governo para evitar ameaças de controlo das ações nas empresas estrangeiras estabelecidas no Zimbabwe.
Com efeito, as autoridades zimbabweanas anunciaram a sua intenção de tirar 51 porcento das ações das empresas estrangeiras no âmbito da "economic empowerment drive" (campanha de reforço económico).
Rio Tinto possui 78 porcento de Murowa Mine, ao passo que o resto está sob o controlo de um consórcio de empresários locais.