Agência Panafricana de Notícias

Empresa russa Dnepr lança dois satélites na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – Após uma série de adiamentos e especulações em torno do seu lançamento, o segundo satélite de observação da Nigéria, NigeriaSat-2, será posto em órbita, quarta-feira, revelou domingo em Abuja o ministro da Ciência e Tecnologia, Ita Ewa.

Ewa indicou à imprensa, pouco antes da sua partida para a Rússia para assistir ao lançamento, que o satélite NigeriaSat-X construído por engenheiros nigerianos será igualmente lançado simultaneamente com o satélite de observação terrestre.

Os dois satélites devem ser postos em órbita pela empresa russa Dnepr, que deverá lançar cinco outros satélites a bordo do mesmo navio espacial, designadamente RASAT para a Turquia, EDUSAT para a Itália, ARSAT 5 & 6 para os Estados Unidos e Sitch 2 para a Ucrânia.

O responsável de imprensa da agência nigeriana de pesquisa espacial (NARSDA), Félix Ale, atribuiu o atraso registado no lançamento do satélite a « problemas técnicos », precisando que se trata duma « fase muito crítica e sensível em que qualquer falha poderá ser devastador ».

-0- PANA MON / BOS/LSA/SSB/MAR/IZ 15agosto2011