Agência Panafricana de Notícias

Empresa de eletriticidade reforça capacidades em Libreville

Libreville, Gabão (PANA) – A Sociedade de Energia e Água do Gabão (SEEG) anunciou sábado o reforço das suas capacidades de produção em eletricidade em Libreville, a capital, elevando-as de 638 para 658 GWH.

O reforço das capacidades da SEEG foi possível graças ao início em funcionamento de 16 geradores suplementares de 1,5 MW cada depois da assinatura dum contrato com o grupo internacional americano APR Energy a 30 de agosto deste ano.

Há vários anos, a SEEG está a enfrentar numeros corte de eletricidade, as suas instalações estão saturadas e não podem responder à forte procura da população da capital.

Segundo o diretor dos sistemas elétricos, Martial Ondo Mvé, a SEEG precisa de grupos térmicos para reforçar as suas capacidades elétricas hidrâulicas durante a estação seca, caraterizada pela escassez das chuvas e pela baixa do nível da água da barragem de Tchimbélé.

A potência elétrica nacional era de cerca de 1.838 GWh no primeiro semestre de 2012.

O capital da SEEG, filial do grupo francês Veolia Eau, é de 15 biliões de francos CFA ( um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA). Ele está repartido entre a Veolia Eau (51 porcento), privados ganoneses (23 porcento), dos quais 3,2 porcento para o pessoal da SEEG, e 26 porcento para pessoas jurídicas de direito gabonês.

I0- PANA LAW/JSG/CJB/TON 3nov2012