Agência Panafricana de Notícias

Empresa brasileira desenvolve cultura de mandioca no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A empresa brasleira BR Africa, especializada na agroindústria,
quer envolver-se na produção, transformação e comercialização da mandioca e dos seus derivados no Congo através da marca BR Africa Congo, soube a PANA esta quinta-feira de fonte próxima do Ministério congolês da Agricultura e Pecuária.

A BR Africa Congo está autorizada a realizar as suas atividades na sequência dum protocolo de acordo assinado a 5 de novembro de 2010 entre o Governo congolês e a Universidade de Santa Cruz do Sul.

As duas partes comprometeram-se a instalar em Imba e Mbé (Polo Norte) um complexo agroindustrial de 19 mil 500 hectares para a produção de mandioca e uma fábrica de transformação com uma capacidade de análise de 100 toneladas por dia, para uma capacidade diária de 33 toneladas de farinha fermentada e de farinha para a panificação.

No Congo, a mandioca é considerada como o alimento básico e a sua produção anual esteve estimada em mais de 700 mil toneladas nos anos 90. Esta produção continua fraca devido, nomeadamente, aos efeitos devastadores dum parasita que atacou uma maior parte das culturas locais.

-0- PANA MB/TBM/FK/IZ 29set2011