Agência Panafricana de Notícias

Empresa Triton Minerals obtem concessão mineira em Moçambique

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - A Triton Minerals, cotada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX), garantiu uma concessão mineira de 25 anos para o seu projecto de grafite Cobra Plains, em Moçambique, informou a miningweekly.com.

A Triton detinha anteriormente uma licença de exploração para o projeto Cobra Plains e solicitou uma extensão ou modificação desta licença.

A empresa disse na quarta-feira que o processo de consulta resultou numa concessão mineira muito mais avançada e valiosa.

Cobra Plains tem um recurso compatível com o Joint Ore Reserves Committee de 103 milhões de toneladas, classificando 5,2% de carbono grafítico total e contendo 5,7 milhões de toneladas de carbono grafítico.A área do projeto está localizada a 10 quilómetros do projeto de grafite Balama da Syrah Resources, uma empresa de capital aberto empresa.

“A concessão da concessão mineira de Cobra Plains, com o seu recurso de grafite contido em grande escala de 5,7 milhões de toneladas, significa que a Triton possui agora dois recursos de grafite globalmente significativos com uma mistura diversificada de tamanhos de flocos que podem ser usados ​​para uma gama de aplicações, desde baterias para grafite expansível para materiais de construção”, disse Andrew Frazer, diretor executivo da Triton.

"A atribuição da concessão mineira é uma prova do trabalho árduo da nossa equipa e das nossas actividades de desenvolvimento em Moçambique. A atribuição da concessão mineira acrescenta escala adicional ao nosso portfólio de projectos de grafite em Moçambique e à proposta de valor à medida que continuamos a nossa contínua discussões de financiamento para o projecto de grafite de Ancuabe.”

Entretanto, Triton disse na quarta-feira que prosseguem as discussões sobre a licença Nicanda Hill, que o governo está agora reservando para concurso público, apesar dos esforços da empresa para renovar a licença.

A Triton apelou ao governo moçambicano e está a fazer “todos os possíveis” para obter a renovação da licença, informou a empresa.

-0- PANA AR/MA/BAI/IS/SOC/MAR 1 SETEMBRO 2023