Agência Panafricana de Notícias

Emissário da ONU e Governo maltês discutem sobre situação na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler, manteve, esta sexta-feira, com o ministro maltês dos Negócios Estrangeiros, George Villa, em La Valeta, uma discussão "construtiva sobre a Líbia, exposta a um impasse no seu processo político".

« Mantive um debate muito construtivo sobre a Líbia com o ministro maltês dos Negócios Estrangeiros, George Villa, que felicitei pela ascensão do seu país à presidência rotativa da União Europeia (UE) », escreveu Kobler num tweet.

Ele congratulou-se igualmente que as «negociações líbias em Malta se realizaram com base no Acordo Político como o único quadro ».

Uma delegação da Câmara dos Representantes (Parlamento), presidida pelo vice-presidente do Conselho Presidencial, Ali al-Qatrani, integrada pelos deputados al-Salihin Abdelnabi, Said al-Zwai, e Ali Saidi, reuniu-se quinta-feira com o primeiro-ministro maltês e atual presidente da UE, Joseph Moscat.

As duas partes discutiram sobre várias questões de interesse comum, nomeadamente, a abertura do Consulado de Malta na cidade de Benghazi, bem como a questão da abertura duma linha aérea entre os dois países.

O vice-presidente do Conselho Presidencial e os deputados que o acompanham transmitiram ao primeiro-ministro maltês uma mensagem destinada à União Europeia relativa à imigração ilegal e ao apoio do Exército, sem dar mais pormenores.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 20jan2017