Agência Panafricana de Notícias

Emissário da ONU condena ataque contra base da União Africana na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Um emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Somália, Nicholas Kay, condenou veementemente ataques lançados terça-feira última por militantes de grupo terrorista Al Shabaab contra uma base da Missão da União Africana (AMISOM) em Janaale, na região de Bas Shabelle, dirigida por tropas do contingente ugandês.

Segundo a AMISOM, ativistas utilizaram um veículo cheio de explosivos para iniciar o ataque e facilitar a sua entrada em força no campo antes de enfrentar os soldados desta coligação que felizmente retomaram completamente o controlo do banco de base, indica um comunicado enviado quarta-feira à PANA em Nova Iorque.

Citado neste documento, Kay apresentou as suas sinceras condolências às famílias enlutadas, aos povos e Governos do Uganda e da Somália.

Afirmou que esses bravos soldados sacrificaram as suas vidas no quadro dos esforços em curso para trazer a paz e a segurança duradouras à Somália e que as Nações Unidas continuam determinadas a prosseguir o seu apoio ao povo somali".

O chefe da missão de Assistência da ONU na Somália também sublinhou que a solidariedade da AMISOM para com as forças de segurança somalis, no seu combate a Al -Shabaab "vai continuar".

O Conselho de Segurança da ONU autorizou recentemente os países membros da União Africana para manterem o desdobramento das forças da AMISOM até a 30 de maio de 2016.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/DIM/DD 04set2015