Agência Panafricana de Notícias

Emir do Qatar visita Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O emir do Qatar, Xeque Tamim ben Hamad Al Thani, chegou segunda-feira a Túnis na para uma visita oficial de dois dias à Tunísia, a convite do Presidente tunisino, Kais Saied.

O emir do Qatar, que foi recebido pelo chefe de Estado tunisino, faz assim a sua terceira visita à Tunísia em três anos.

O programa da visita do chefe de Estado qatariota prevê um encontro com o Presidente tunisino seguido de uma sessão de trabalho alargada às delegações dos dois países, durante a qual "as duas partes examinarão as relações entre Doha e Túnis e as formas e meios das reforçar nas áreas prioritárias", indica um comunicado da Presidência tunisina.

O emir do Qatar faz-se acompanhar de uma delegação de alto nível integrada pelo vice-presidente do Conselho de Ministros e ministro dos Negócios Estrangeiros bem pelo ministro das Finanças.

O embaixador do Qatar, na Tunísia, declarou recentemente que a Tunísia é um parceiro árabe importante para o Qatar, indicando "a importância da visita que chega numa altura em que a região está marcada por uma situação sensível".

"Os eventos  atualmente prevalecentes na Líbia e em toda a região exigem mais consultas profundas entre os líderes árabes", disse, acrescentando que é por isso que os dois líderes trocarão opiniões sobre como abordar as diversas situações árabes e internacionais.

A sétima sessão da alta comissão mixta entre a Tunísia e o Qatar foi realizada em Túnis, a 2 de março de 2019, lembre-se.

O volume dos investimentos do Qatar na Tunísia estava estimado no final de 2017 em mais de 2,7 biliões de dinares tunisinos,  90 por cento dos quais em  investimentos diretos, que permitiram criar cerca de 120 mil empregos nos setores do turismo, das comunicações e dos serviços financeiros (bancários).

O volume das trocas comerciais entre os dois países registou, durante os primeiros sete meses de 2018, um crescimento de mais de 34,52 por cento em relação ao mesmo período de 2017, atingindo mais de 57,73 milhões de dinares tunisinos.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 25fev2020