Agência Panafricana de Notícias

Emigração clandestina a partir da Líbia na agenda da cimeira de União Europeia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A cimeira dos chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE), prevista para 26 a 27 de junho próximo em Bruxelas, será consagrada nomeadamente à emigração clandestina a partir da Líbia, indica um comunicado do Conselho dos Estados-membros transmitido esta quinta-feira à imprensa na capital belga.

A questão deve estar na agenda desta reunião na sequência da chegada em massa, nos últimos dias, de migrantes que embarcaram a partir da Líbia antes de chegar às costas italianas, depois de atravessarem o Mediterrâneo arriscando as suas suas vidas.

Segundo um relatório da Agência Europeia de Controlo nas Fronteiras Externas (FRONTEX), cerca de dois mil 500 migrantes clandestinos aconchegados em 17 barcos chegaram nas últimas 48 horas às costas italianas, a partir da Líbia.

Entre eles, figuram essencialmente Somalís e Eritreus, dos quais centenas de mulheres e crianças de tenra idade.

Prevendo um acréscimo dos fluxos de chegadas de viajantes que atravessam o Mediterrâneo a bordo de embarcações que deixam muito a desejar, incluindo barcos pneumáticos sobrelotados, a Itália pediu a ajuda dos outros Estados-membros da UE.

Desde o início deste ano, o desembarque de migrantes a bordo de embarcações pouco seguras aumentou 48 porcento, indica o relatório da FRONTEX.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 12junho2014